Anticoncepcional para gatas: Descubra como é perigoso !

 A vacina anticoncepcional para gatas, por falta de conhecimento é comum o uso para evitar que a felina procrie e apareça com uma ninhada de gatinhos indesejados, deixando seus donos sem saberem o  que fazer com os novos filhotes da casa.

A injeção anticoncepcional é de fácil  acesso, sendo comercializada  em pet shops e  em casa de produtos agropecuários onde até mesmo um funcionário da loja onde você comprou o anticoncepcional pode aplicar . Por isso, o seu uso é mais comum como uma alternativa mais em conta  a castração da sua gatinha.

Mas que os seus donos não sabem do perigo que estão expondo a sua felina e as consequências para sua saúde com esse  método alternativo.

O anticoncepcional aplicado nas bichanas é derivado de um hormônio chamado progesterona. Hormônio que é produzido naturalmente pela placenta das gatas e pelos ovários, mas em altas doses para inibir o cio pode causa câncer de mama, infecção de útero e hiperplasia mamária benigna. E se aplicado na gravidez da gatinha ela pode perder todos os seus filhotes.

Doenças que o anticoncepcional para gatas podem causar

Hiperplasia mamária

Doença que  causa um aumento considerável nas mamas das gatas, não apresenta de caráter maligno. Porém, causa muita dor nas mamas da gatinha que tem este problema. Por isso é necessário castrar a felina para diminuir a hiperplasia.  Se esse procedimento não feito pode desenvolver uma infecção nas mamas chamada mastite e até necrose. Em muitos  casos graves é retirada das mamas em processo cirúrgico.

Infecção Uterina

Como foi citado acima  o anticoncepcional para gatas é derivado do hormônio progesterona que leva ao aumento do útero das gatas e que futuramente pode acumular secreções que servem para proliferação de bactérias. Essa infecção de útero também conhecida como piometra é uma doença grave e deve ser tratada com antibióticos e a cirurgia de castração.

Câncer de mama

A principal a causa do câncer  de mama nas gatas é o hormônio usado como anticoncepcional. O hormônio progesterona serve como alimento para desenvolver mais rápido o câncer. O método para prevenir o câncer é castrando a gata, lembre-se de consultar um médico veterinário para esse procedimento cirúrgico e nunca use anticoncepcional em gatas o mesmo serve para cachorras.

Morte dos filhotes da sua gata

Por falta de conhecimento muitas vezes o proprietário  aplica o anticoncepcional antes de saber se a gatinha está gravida.

O hormônio age de forma que não  permite que ocorra o processo normal da gestação , como contração do útero, bem como a  dilatação do canal do parto, impedido os filhotes de nascer. Além de causar a morte dos filhotes podem ocorrem algumas complicações na gata mãe que também pode morrer por infecção uterina e septicemia.

Castração é a melhor opção

Todas essas complicações mencionadas a cima podem ser evitadas se o proprietário optar por castrar a gata. Além de evitar doenças ocasionadas pela aplicação do anticoncepcional. As gatas castradas são menos agitadas e não fazem aquela bagunça das não esterizadas principalmente se elas estiverem no cio. A castração sem dúvida é o melhor que se pode para a sua saúde e bem estar da sua gatinha