Benefícios da castração de gatas

Os gatos de estimação  são por natureza independentes , observadores alguns são bem brincalhões mesmo na fase  adulta são agitados. Mas, uma fase da vida que as gatas ficam muito  mais agitadas é quando entram no cio no período fértil  a qual se tornam bem bagunceiras.

Algo que pode facilitar o cuidado com o animal é a castração de gatas. Além de deixar a felina mais tranquila  evita de  procriar e aparecer com uma nova ninhada de gatinhos para você cuidar. Com a castração pode se prevenir vários males relacionado a saúde da sua gatinha

 Procedimento para castração de gatas

A castração ou também conhecida como esterilização seria a retirada os ovários do útero do animal esse processo cirúrgico evita da gata criar e de entrar no cio, período que a gata faz uma gritaria até o seu miado modifica e ficam com aquela “miação” sem fim. Com a castração da gata acaba até  aquela  eliminação de   urina nos cantos da casa em forma de jato.

Outro motivo que precisa recorrer a anticoncepcionais como método de controle de reprodução.  Anticoncepcional pode causar  graves danos a saúde do animal como doença chamada de piometra e ou câncer de mama nome mais conhecido. Com essas prováveis complicações na saúde da sua gata o ideal é castração o método mais seguro para evitar a procriação e ao mesmo tempo desenvolvimento de um câncer de mama.

A castração de gatas apesar de ser um procedimento simples, pois é somente uma pequena incisão há alguns cuidados a ser tomado com a gata castrada. Como consequência a bichana tem a tendência a engordar o que pode prejudicar a saúde do animal. O ideal é controlar a alimentação da gatinha para que ela não venha ter excesso de peso e possíveis complicações.

Porém ao contrário da castração de gatos (é retirado os testículos do animal)  que um dia após o processo cirúrgico já se mostram bem espertos, as gatas ficam cerca de cinco para recuperar o seu animo e ficarem mais ativas e espertinhas.

Neste período para uma melhor recuperação da sua gatinha é bom usar um colar elizabethano  mais o uma roupa cirúrgica para evitar que a  gata lampa ou morda o  local que foi realizado o corte da cirurgia isso pode arrancar os pontos.

Neste momento de recuperação o dono que ficar de olho no de haver sangramentos e secreções observar se não há inchaço ou algo que poderia ocorrer algum tipo de complicação.

Qual o melhor momento para se fazer a castração

Esta é uma questão que não tem um ponto de vista unanime entre os profissionais da área.

Muitos discutem que o melhor momento é antes do primeiro cio da fêmea evitando os comportamentos desta fase  sendo uma forma de prevenção do câncer de mama evitando complicações  no futuro.

Outros veterinários afirmam que o melhor momento é logo depois do primeiro cio da gata e assim evita infantilização da genitália e a possibilidade da gata desenvolver incontinência urinaria.

Com esses dois lados da balança, o mais recomendado seria o dono levar sua gatinha de estimação ao medico veterinário para analisar o caso da sua gata de forma individual e só assim fazer o procedimento de esterilização da fêmea.