Como ensinar seu gato a usar a caixa de areia

Para quem está adotado um gato pela primeira vez e  está preocupado  como ensinar  seu gato a usar a caixa de areia, fique tranquilo, pois é natural dos bichanos fazer suas necessidades em local onde tenha terra ou areia, basta comprar uma caixa de areia estabelecer  local para ela e mostrar para seu animalzinho.

Como já foi ouvido falar que  os gatos são amimais bem limpos, o qual os  torna  ótimos animais de estimação, eles tem a tendência natural de se limparem e cuidarem do seu pelo e também é do seu costume urinarem e defecarem em um local apropriado.

Mas, se mesmo assim o seu gato não usar a caixa de areia, leia a seguintes dicas :

Dicas de como ensinar seu gato a usar a caixa de areia

1° Dica

 Compre uma caixa de areia para seu gato que se adeque as suas necessidades, se o seu gato for filhote não compre uma caixa pequena, pois quando ele estiver na fase adulta não vai conseguir usar o seu “banheirinho”  e quando isso ocorrer terá que comprar outra caixa e treina-lo novamente.

Compre de vez uma caixa grande, que seja possível o seu gatinho filhote  subir em um dos lados. Se ele tiver dificuldades improvise uma rapa com algo estável como um pedaço de madeira, assim terá o acesso mais fácil.

Nas lojas de pet shop há vários tamanhos de caixa de areia e modelos também, tem algumas no modelo de guarita, toda fechada só com uma entrada para o animal, dentro tem espaço  o suficiente para o bichinho se mexer e a vantagem que não corre o risco de cair areia no chão  da casa.

2° dica

Procure saber qual areia comprar. Existem várias opções de areia para se usar e a maior parte é útil. Mas o ideal é conseguir um tipo de areia que  tenha uma menor quantidade de   poeira, isso pode irritar  os pulmões  do seu gatinho.

Evite areia que seja perfumada. Os felinos não gostam dessas fragrâncias na areia,  se cheiro for forte demais, seu gato pode achar outro local  para  fazer suas necessidades e esse local certamente não será do agrado do dono. Além disso, areia perfumada com aromas pode causar irritação no nariz e nos olhos dos bichanos.

A areia removível com pá está tendo uma boa aceitação no mercado, pois facilita a higienização é uma mão na roda para se  manter limpo.

Mas, escolha uma marca bem popular no mercado, seja areia removível ou não, o importante é a facilidade para encontra-la. Imagine a situação, você acostuma o seu gato com um tipo de areia, mas o estoque acaba no pet shop que você costuma a comprar e não encontra em loja nenhuma, o seu gato pode deixar de usar a caixinha até volte a ter a areia que ele está acostumado.

3° Dica

Escolha o local adequado para deixar o “banheirinho” do seu gato. Dê preferencia a um local mais tranquilo da casa, locais com  muita movimentação como cozinha e corredores não é o mais recomendado. O ideal é um local que o bichinho tenha fácil acesso, privacidade e que seja livre de  ruídos inesperados.

Se o lugar escolhido for barulhento ele começa a associar a caixa de areia a  esses ruídos irritantes e ter medo de usar a caixinha e o bichano pode fazer as suas necessidades onde tenha mais sossego e privacidade.  Estabeleça um lugar que seu gato passa maior  parte do tempo ou que ele esteja por perto, assim o tornará visível a ele.

E uma  vez escolhido o local adequado não mude, pois ele pode estranhar a mudança repentina, havendo a necessidade faça aos poucos.

4° Dica

Depois de todos esses detalhes mencionados a cima, está na hora de apresentar a caixa de areia para seu gato estimação e ensina-lo o local correto.

Principalmente se o seu gato é um filhote, chegou à sua casa há poucos dias, você deve já no inicio colocar o gatinho na caixa de areia para ele ir se acostumado com o local e com o cheiro dela, com a textura da areia. Procure leva-lo nos horários mais propícios como logo após o gatinho acordar e depois das refeições.

Porém se você ver o seu bichano quieto no canto da casa embaixo da cama ou se estiver agachado se preparado para defecar leve-o até a caixa de areia.

Quando ele entender o proposito da caixa de areia, elogie o gatinho e faça carinho nele após realizar suas necessidades.

Procure manter o ambiente limpo trocando regularmente a areia do animal e lavando a caixinha de areia pelo menos uma vez por semana. Se estiver muito suja ele  pode se recusar a fazer as suas necessidades.

Essas são algumas dicas  que o ajudará como ensinar  seu gato a usar a caixa de areia que fará ter um ambiente mais saudável para seu bichano  e para sua família.