Descubra quantos anos vive um gato

Para você que quer saber quantos anos vive um gato certamente porque já desacreditou  naquele mito que os gatos  tem 7 vidas. rsrs

Isso mesmo, nossos gatinhos de estimação não tem 7 vidas, quem dera se tivessem, não é mesmo ? Mas fique tranquilo os nossos companheirinhos  podem viverem um bom tempo só vai depender dos cuidados do dono.

Ao contrário que muitos falam que os gatos não são carinhos e sim interesseiros, isso  é uma lenda, é  erro acreditar nisso. Os bichanos têm conquistados as famílias por serem brincalhões, carinhosos e excelentes companheiros.

E sentem a falta de pessoas. Quando a minha mãe precisou viajar para casa da minha irmã, o nosso gatinho o Adolfo ficou dias numa  deprê tremenda, nem comia direito.

 

Quantos anos vive um gato: Gato de rua x Gato de casa

A longevidade do seu gato vai depender dos cuidados  do proprietário. Um gato de casa bem cuidado a sua expectativa de vida pode chegar a 20 anos, podendo avançar bem mais  chegando até anos 30 anos.

De modo geral, os gatos de casa podem viver em média de 12 a 15 anos, já os gatos de rua vivem aproximadamente entre 6 a 8 anos.  Existe uma grande diferença na longevidade de gatos de rua e os de casa.

A  diferença ocorre porque os gatos de rua ficam expostos a diversos riscos como: má alimentação, maus tratos, brigas com outros gatos, várias doenças, intempérie  do tempo, sem ter um dono para zelar do animal.

Já os gatos  domésticos que tem uma família que o dono cuida bem  podem viver mais. Possuem  uma alimentação balanceada, quase não tem acesso as ruas, isso evita uma série de doenças, tem visitas regulares ao veterinários.  A vacinação sempre está   em dia, o que por si só preveni há serie de doenças difíceis de serem tratadas.

Gatos castrados vivem mais

Os gatos de casa castrados vivem mais,  a maioria da causa da morte de gatos é pela transmissão de doenças sexualmente ou pelo contágio de sangue em brigas ou no sexo, gatos não castrados são mais ativos e brigam mais amadurecem e envelhecem mais rápido.

Os gatos castrados quase  não tem acesso ruas,   pois já perderam o  interesse pelas fêmeas e assim já evitam as brigas e doenças ocasionadas pelo contato com as fêmeas.

Para uma melhor saúde do seu gato você pode castra-lo a partir de um ano de idade para   ele alcançar um desenvolvimento sexual ideal para evitar  futuros problemas de uretra.

As fêmeas podem ser castradas a partir dos seis meses de idade sendo uma faixa etária ideal para diminuir as chances  de câncer de mama entre seis e oito meses. Os riscos de uma  fêmea castrada desenvolver  câncer de mama diminui drasticamente, tendo em vista que maior causador do câncer é  o hormônio da vacina anticoncepcional.

Tabelas comparativas dos ciclos de vidas dos gatos com de humanos

 

Filhote: entre 0 a 6 meses;

– Júnior: entre 7 meses a 2 anos;

– Jovem: entre 3 a 6 anos;

– Adulto: entre 7 a 10 anos;

– Sênior: entre 11 a 14 anos;

– Idoso: a partir de 15 anos

 

Gente Gato de Casa
28 anos 3 anos
32 anos 4 anos
36 anos 5 anos
40 anos 6 anos
44 anos 7 anos
48 anos 8 anos
52 anos 9 anos
56 anos 10 anos
60 anos 11 anos
64 anos 12 anos
68 anos 13 anos
72 anos 14 anos

Os dados acima servem para dar noção de idade, mas não existe uma maneira exata de calcular, os gatos  amadurecem muito depressa e ficam muito tempo na fase adulta e os gatos de rua tendem a amadurecer mais rápido.

Agora  você pôde ter um comparativo quantos anos vive um gato em relação aos humanos. Cuide bem de seu bichano que ele viverá muitos anos e quando chegar uma idade avançada dê um restante de vida digna que ele merece.