Descubra idade para castração de gatos

Uma questão que muitos ficam em dúvida é  sobre  qual a melhor idade para castração de gatos. Esse é  um assunto polêmico que tem  gerado   discussões entre os profissionais da área e amantes de animais. Principalmente,   sobre a castração ou esterilização de gatas e cachorras que  tem  seus prós e contras.

Como a finalidade deste blog é  meramente informativa, neste artigo vamos expor os benefícios e consequências da castração de gatos, tanto na  realização  cirúrgica  precoce como tardia .

Motivos para castração de gatos

Muitos quando adotam um gatinho fêmea ou macho, acredito que a melhor fase é quando são filhotes, são mais ativos,  brincalhões correm por toda casa. Mas, quando chegam por volta dos 6 seis meses de idade, período de amadurecimento sexual do animal, é que as fêmeas entram no cio e os machos começam a marcar território e brigar com outros gatos pelas fêmeas.

As fêmeas começam com aquele miado desesperado e agudo, ficam mais agitadas e muitas vezes os donos não estão preparados para receber uma ninhada de gatinhos. Por optam pela esterilização da fêmea,  alguns usam anticoncepcional para gatas, mas grandes danos a saúde do animal. (Para saber mais leia este artigo clique aqui )

Já no caso dos gatos machos eles ficam mais agitados, agressivos e permanecem mais tempo fora de casa, também costumam eliminar  jatos de urina para marcar território, sendo mais comuns brigas com outros gatos.  A possibilidade de contrair doenças também é maior.

Idade para castração de gatos machos

 Castração de gatos machos é um processo cirúrgico no qual é retirado a os testículos do animal. Os testículos são responsáveis pela produção da maior parte da testosterona, hormônio sexual do gato.  Ao retirar os  testículos praticamente elimina a produção de testosterona deixando o gato incapaz de reproduzir.

A idade para castração de gatos é normalmente de seis meses a um ano, essa variação vai depender do desenvolvimento da genitália do animal.

Benefícios da castração do seu gato macho

São vários os benefícios pode proporcionar a  saúde do seu gato.

Evita aquele comportamento de ficar marcando território e a  eliminação de  jatos de urina para todo lado, também o animal diminui aquele cheiro forte de urina.  O gato fica menos agressivo, mais caseiro, tem uma maior longevidade de vida, ou seja, vivem mais que gatos não castrados. Preveni doenças  contagiosas, doenças causadas por sexo e  brigas por fêmeas.

 Idade para Castração das gatas

Como foi mencionado não um consenso a respeito de qual a idade para castração de gatas que seja mais aconselhável,  alguns profissionais defendem a ideia que deve ser feita antes do primeiro cio que ocorre com entre 4 a   6 meses de idade. Para evitar os comportamentos desagradáveis desse período e também prevenir  o câncer de mama, ovário e uma série de outras doenças. Outro fator que pelo menos 70% das gatas e cachorras castradas depois do primeiro cio desenvolve uma gravidez psicológica que o animal fica mais agressivo.

Mas, para outros profissionais o ideal é depois do primeiro cio para não ocorrer a infantilização da genitália e não desenvolver incontinência urinária.

Essa é uma questão que cabe ao dono levar a sua gatinha ao veterinário para analisar qual é o melhor momento para o animal.

 Cuidados após cirurgia

Os gatos castrados machos um  dia  após o procedimento cirúrgico já estão bem espertinhos é bom colocar no gato um colar elizabetano . O único cuidado que os gatos castrados tendem a urinar menos vezes por dia e isso pode causar cálculos urinários.  Para evitar esses problemas, incentive-o a beber bastante água deixando ao alcance um bebedouro com água fresquinha.

Por outro lado,  as fêmeas é ideal usar o colar elizabetano melhor ainda se for uma  roupa   cirúrgica para evitar que o animal lamba, morda ou até mesmo tire os pontos da incisão. É necessário  que dono saiba administrar  a medicação da felina para uma melhor recuperação.  E por último observar o corte da incisão se não secreções, sangramentos ou aparência inchada que pode ter complicações maiores.