A verdade sobre a alimentação de gatos

A todos os amantes  dos felinos que ficam em dúvida  qual é a melhor alimentação de gatos domésticos, isso é uma   preocupação recorrente de seus donos com toda razão. Uma alimentação  correta preveni o envelhecimento precoce e algumas doenças.

Uma Melhor alimentação de gatos

Mas, qualquer melhoria e mudança na dieta do seu gato deve ser feita de forma gradativa, eles são  sensíveis a várias substancia .

Um exemplo para os donos que  dão  de todo tipo de alimentos para os gatos, como  chocolate,  mal sabem que esse tipo de alimentação  é extremamente prejudicial , pois contem acido oxálico que impede a absorção de cálcio. Importe ressaltar que eles tem gosto diferentes, não estranhe se o seu gato rejeita um alimento que o animal do seu vizinho ou outro que você tenha em casa come a vontade. Por isso, procure descobrir qual alimento que o seu gato gosta o importante é ser uma alimentação balanceada.

Para uma dieta balanceada é necessário um alto nível de  gordura e proteínas se comparada a dieta de cães uma proporção 5 vezes maior.

Alguns gatos passam o dia inteiro comendo, tendo o livre acesso a comida podem comer de  10 a 20 pequenas refeições diárias.

Algo que influencia a alimentação do seu gato é o ambiente. barulho, luz ,ausência e presença de pessoas. Em  casa eu tenho um gato persa e quando a minha mãe viajou e ficou um tempo  fora de casa o nosso gatinho praticamente não comia pois a minha mãe que dava comida pra ele, sentiu a falta da pessoa que o cuidava.

Como citei acima a alimentação dos deve estar presentes boa quantidade de gorduras e proteínas (peixes, carnes, aves, soja, vegetais) Os gatos domésticos necessitam ter água fresca sempre disponível, principalmente se a sua alimentação é baseada em ração seca.

Não alimente o seu gato em excesso, alimentar bem não é deixar comedouro do animal derramando comida para gatos adultos. Uma boa alimentação para os gatos deve conter os elementos nutricionais necessários ao funcionamento do organismo dos felinos.

Ração Seca

A mais comum alimentação de gatos é a ração seca, a vantagens tem menos tártaro nos dentes, tem melhor hálito, menos cheiro nas fezes  e ficam mais firmes, é mais barata. Facilita o cuidado com os pratos de comida, a ração não estraga com facilidade e os pratos ficam limpos. Porém, os gatos alimentados com ração seca necessitam de mais água. Descubra uma ração bem nutritiva para dar para seu bicho de estimação

 Ração em Lata

Única vantagem desse tipo de alimentação de gatos é a questão do sabor e umidade,  é mais cara do que a ração seca, ela da  mau-hálito, facilita a formação de tártaro nos dentes e ainda o gato pode ficar fezes moles e ter gases. Esse tipo de ração se estraga com mais facilidade quando deixado no prato, o ideal de dar em pequenas quantidades e também lavar os comedouros todos os dias. È recomendada para amimais precisam de reposição de líquidos.

Alimentos que não são recomendados parar gatos

Não é recomendável dar leite para gatos, a ser que seja filhotes, pode causar diarreia muitos gatos de intolerância a lactose. Sobras de comida também não são o ideal além de não fornecerem uma nutrição balanceada pode contribuir para tártaro provocar diarreia e outros males. Não se esquecem de que eles não são humanos, apesar de termos muito carinho pelos bichinhos, o organismo dos felinos domésticos  é diferente do nosso, os seus estômagos tem muita dificuldade em digerir certos alimentos “humanos” alguns tipos nem digerem